É possível manter a pele bonita com depilação, diz especialista

Embora estejamos no outono, estação em que as temperaturas começam a baixar, mesmo que braços e pernas não fiquem totalmente expostos, a preocupação com os pelos é sempre frequente e por isso as mulheres procuram técnicas melhores para manter a depilação em dia sem estragar a pele. E é justamente esta combinação que mais traz dúvidas: lâmina de barbear engrossa o pelo? Por que depois da depilação aparecem algumas espinhas? Será que cera quente mancha e resseca a pele? O que usar antes e depois da depilação para manter a pele bonita e hidratada?
De acordo com a depiladora Ana Maria Ferreira Araújo, a depilação frequente faz com que os pelos diminuam e afinem, por isso é fundamental manter o hábito para que esse processo permaneça. Além disso, ela revela que depilar qualquer parte do corpo com lâmina realmente engrossa os pelos, por isso a recomendação é optar por outras formas de depilação que retiram o pelo pela raiz, mantendo o resultando por mais tempo. “Há determinados tipos de pele mais sensíveis à depilação, o que muda de pessoa para pessoa ou até mesmo de acordo com a região do corpo, podendo desenvolver foliculite de um a dois dias, no máximo, após a depilação. Esta é uma inflamação nos poros, que se fecham rapidamente, sendo necessário fazer uso de pomada anti-inflamatória para que a região se restabeleça”, revela. Para evitar esse problema, o ideal é deixar a pele respirar, evitando usar roupas justas e de tecidos grossos com frequência. Além disso, uma esfoliação semanal serve como aliada contra a foliculite.
A especialista destaca ainda que é possível, ainda, surgirem manchas desagradáveis após a depilação. Ana Maria explica, porém, que isso só acontece se não houver preparo adequado e o procedimento for feito por alguém que não entende do assunto. “No caso de quem usa cera, se não houver cuidado e for puxada na direção errada, pode causar hematomas. Além disso, a escolha de alguns produtos pode levar ao aparecimento de manchas mais escuras que o restante da pele. E essa mancha só irá parar de aparecer se o produto for trocado. Se a pessoa insistir em utilizar a mesma cera, vai continuar escurecendo a pele na região depilada”, frisa.
Métodos e dicas. Se a escolha na hora de depilar for mesmo a lâmina, a recomendação é hidratar os pelos com um condicionador no sentido do crescimento e usar lâminas novas e limpas, evitando depilar virilhas e axilas se a pele for sensível. Se a escolha for a cera quente ou fria, o ideal é fazer o procedimento com quem entende do assunto para evitar o aparecimento de manchas e vasinhos, e sempre esperar os pelos alcançarem certo tamanho para poder depilar novamente. Além disso, pode ressecar a pele, por isso é fundamental manter a pele sempre hidratada após a depilação e cada banho, sendo contraindicado para pessoas com má circulação, varizes ou sensibilidade ao método.
No caso da escolha pelo creme depilatório, a vantagem é sempre a praticidade e a ausência de dor, mas é recomendável procurar um dermatologista antes da aplicação, já que loções ou cremes podem causar alguma reação alérgica, principalmente na virilha e nas axilas, sendo que os pelos voltam a crescer dentro de um ou três dias. Além disso, alguns produtos ressecam a pele e podem encravar os pelos. Se este for o método escolhido, é importante retirar todo o creme, sem deixar resíduos e lavar bem a pele. Já a depilação a laser é moderna e duradoura, mas não pode haver exposição ao sol três semanas antes do tratamento e deve-se usar o protetor e hidratante regularmente após o procedimento.

 

Fonte:https://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SAUDE,61395